-->
Loja Mecatronica
Em 1994, Sandro Botossi dos Santos nascido em 1970 na cidade de Taubaté, com base nos estudos e trabalhos anteriores, começou a atuar na área de manutenção em sua própria residência, consertando eletrodomésticos e ferramentas elétricas, atendendo os clientes na janela de sua casa.
Por ter uma boa experiência em manutenção e credibilidade com os clientes, observou que estava na hora de tirar a janela e colocar uma porta de aço.
Começando em 1995 fazendo manutenção em eletrodomésticos, lavadoras de roupas e centrífugas portáteis, consertando ferramentas elétricas industriais e tendo como principal, a área de manutenção em rebobinamento de motores, bobinas e transformadores diversos, enrolamento de induzidos de várias marcas e modelos, reparos em aparelhos eletrônicos em geral, como rádio, aparelhos três em um, toca fitas entre outros.
Em 1998 esta empresa deixou de consertar aparelhos eletrônicos e focando mais na área de rebobinamento de motores, transformadores e induzidos, onde foi investido em vários equipamentos para enrolamento de induzidos e balanceador eletrônico para diversos modelos de induzidos. Além de atuar em manutenção, começou a trabalhar com projetos de automação, como robô animatrônico, com características de movimentos semelhantes a seres humanos. Estes projetos levou a empresa a participar de eventos em shopping e escolas, levando a tecnologia didática de movimentos mecânicos para os alunos.
A empresa recebeu o nome de Mecatrônica em função da área de projetos, sendo que a palavra Mecatrônica significa uma junção da mecânica com a eletrônica e a informática. Em paralelo com a manutenção de aparelhos, a empresa elaborou vários projetos de robôs, que foi nomeado de Robossan, Tatussan e bikessan nome dado pelo professor doutor Pedro Paulo Leite do Prado, amigo e colaborador em patrocínio destes projetos juntamente com a Universidade de Taubaté Unitau.
Em 2002, Sandro finaliza seu mestrado com louvor na área de automação e sistemas elétricos industriais, onde foi elaborado para sua tese um robô de um metro e setenta, contendo os movimentos dos membros e dedos superiores todos pneumáticos, fixados sobre uma base móvel para o deslocamento do robô e computador de bordo para inserir os programas de deslocamento e movimentos, através de sensores e câmeras.
Em 2005 a empresa começou a focar seu interesse na área de injeção plástica, com o intuito de fabricar kits didáticos para as escolas de robôs de pequenos portes para ser controlados por micro controladores. Para baratear custos a empresa adquiriu seu próprio centro de usinagem, a fim de fabricar seus próprios moldes. O primeiro molde a ser fabricado foi de um carro de boi com o intuito de verificar a qualidade do molde, ao fazer os testes na injetora, o carro de boi saiu em excelente qualidade, onde começou a demanda de procura do brinquedo pelos lojistas e clientes da própria Mecatrônica.
A partir daí a Mecatrônica começou a produzir brinquedos na escala um por quinze sobre produtos destinados a fazenda com modelos de brinquedos mais antigos. Analisando a procura no mercado, a empresa iniciou-se na escala um por dez, na fabricação de produtos para maquetes, como telhas de plástico e tijolos e blocos de cimento. A empresa obteve vários modelos desses projetos e teve como melhoria ao longo do tempo uma impressora 3D e um scanner para ter modelos impressos antes de fabricar o molde definitivo. Os kits didáticos ficaram apenas como ideia inicial, mas a empresa focou sua produção nos produtos que estavam tendo mais procura no mercado.
Atualmente os robôs estão com os projetos finalizados, ficando apenas o Bikessan de enfeite na entrada da loja. A empresa Mecatrônica continua forte na área de injeção plástica e manutenção de eletrodomésticos, brinquedos elétricos motorizados, fornos micro-ondas, ferramentas elétricas, rebobinamento de motores, transformadores e induzidos e consertos de diversos produtos de marcas nacionais e importados.
Para melhor comodidade dos clientes a loja possui três portas de aço na entrada, facilitando o acesso no atendimento, tendo como melhoria mais equipamentos e máquinas injetoras, sopradoras, destinados na produção de seus projetos.